Por Thais Rigo
Nunca é tarde para dançar, e quem nunca fez uma dancinha da vitória ou da felicidade que atire a primeira pedra!💃
E se eu te disser que a dança vai melhorar sua saúde e sua memória?
A Dança é uma das artes mais antigas do mundo, ela é expressão corporal em sincronia de movimentos, e além de toda a expressão artística e emocional que ela gera, ainda é uma ótima atividade física.
Com a dança desenvolvemos agilidade, ritmo, coordenação motora, percepção espacial, equilíbrio, flexibilidade e também habilidades sociais. Todas essas habilidades geram uma melhora em quadros de doenças crônicas e outros problemas associados.
Para crianças a dança é muito importante para o desenvolvimento físico e motor, para adultos é excelente para a manutenção da saúde e para todas as idades é uma excelente atividade cultural e de lazer.
Estes aspectos não são diferentes entre os idosos, pesquisas mostram que além de perda de peso, melhora no equilíbrio, fortalecimento muscular, diminui as chances de quedas e melhora consideravelmente as atividades de vida diária.
Além dos benefícios físicos a dança também é uma terapia motivacional para idosos, gerando integração social, melhoria da auto estima, melhora de quadros depressivos e ansiedade, pois libera dopamina, que é o hormônio que gera prazer e felicidade quando realizamos alguma atividade.
A dopamina ajuda nosso cérebro melhorando a capacidade cognitiva, então quando dançamos, além de fazer todo o bem, que já foi dito anteriormente, para nosso corpo ainda melhoramos nossa memória e cognição.
Então aumenta o som e mexe esse esqueleto, pois não existe idade nem limites para a dança, mas quem não dança se limita.
Receba as novidades do Blog CriAção.
Fique por dentro de tudo e crie ação para um envelhecimento de qualidade em sua vida.
Copyright © 2022 – Thais Rigo – Todos os Direitos Reservados