Por Thais Rigo
Eu sempre escuto a frase “Esqueci, to com Alzheimer!” mas será que todo esquecimento é Alzheimer?
O Alzheimer é hoje uma das doenças que mais assusta os idosos e seus familiares. A possibilidade de perder a memória é um temor de quase todas as pessoas, principalmente para os idosos, porque a evolução do Alzheimer gera a perda de várias funções além da memória.
A Doença de Alzheimer (DA) é sempre associada a perda de memória, isso porque nosso cérebro funciona como uma grande “biblioteca de informações” e a DA afeta também a forma como armazenamos essa memória, porém a forma como a doença se desenvolve é muito mais complexa do que imaginamos.
Hoje conhecemos muito melhor a doença do que alguns anos atrás, então podemos afirmar que nem todo esquecimento é Alzheimer, então agora quero te ajudar a entender que mesmo esquecendo você não está com Alzheimer.
Memória é um termo geral, existem diferentes tipos de memória, na fase inicial do Alzheimer a memória imediata e de curto prazo costuma ser a primeira a dar sinais e comprometimento, mostrando uma dificuldade de memorizar atividades simples do dia a dia.
Porém essa memória pode ser comprometida por vários fatores, o primeiro deles é a falta de atenção, nós costumamos fazer as atividades diária em modo automático, sem atenção, e a atenção é o processo fundamental para que a memoria de curto prazo possa funcionar.
Então se você fez uma ação ou guardou algo enquanto falava com outra pessoa, ou pensava na lista de tarefas que você ainda precisa fazer, provavelmente seu cérebro não vai memorizar onde você acabou de guardar determinada coisa.
UFAAAAAA! Não é Alzheimer, é só falta de atenção mesmo.
Preste atenção no que você está fazendo, vigie suas ações para que sua memoria de curto prazo possa funcionar da melhor forma, garantir que o processo de memorização ocorra da forma correta também é uma forma de preservação da memória.
Mas se ainda sim você sente que sua memória está prejudicada, busque um profissional capacitado para te avaliar e dar um diagnóstico correto.
Envie este texto pra um amigo (a) que precisa trabalhar a atenção e vamos compartilhar conhecimento de qualidade.
Receba as novidades do Blog CriAção.
Fique por dentro de tudo e crie ação para um envelhecimento de qualidade em sua vida.
Copyright Thais Rigo – 2022 Todos os direitos reservados